Cronos é o mais novo dos titãs, filho de Urano e Gaia. Também conhecido como Saturno, na mitologia Romana. Cronos, o Titã, é muitas vezes confundido com Chronos, o deus primordial do tempo (Não, Não é o mesmo deus. Cronos sem “H” é o Titã, Chronos com “H”, deus primordial do tempo, o “H” faz toda a diferença).
Tornou-se Governante do Universo após castrar seu pai, Urano. Dizem os mitos que Urano tinha 45 filhos, dentre eles, Cíclopes, Hecatonquiros, e Titãs, mas odiava a todos. Capaz de prever o futuro, ele temia ser destronado por um de seus filhos, como já havia profetizado. Para evitar que isto ocorresse, selou-os de volta no útero de Gaia (O Tártaro) provocando-lhe dores intermináveis por não poder conceber.
Irada, Gaia clamou aos filhos que libertassem-na do sofrimento. Cronos, o mas jovem aceitou a carga e auxiliado pelos irmãos, Crios, Hipérion, Jápeto e Céos, prendeu Urano e o Castrou, separando o Céu da Terra e tomando assim o controle do Universo para si.
Casou-se com a sua irmã Réia e com ela concebeu os principais deuses Olímpicos: Zeus, Hades, Poseidon, Deméter, Héstia e Hera.
Porém Cronos não foi um pai melhor que Urano (personagens mitológicos são os piores exemplos de pais que eu já vi). Também atemorizado por uma profecia que pregava que ele seria destronado por um de seus filhos Cronos passou a devorar todos os descendentes. Quando Zeus nasceu, ele foi enganado por Réia, que lhe deu uma pedra no lugar da criança. Réia escondeu o filho na ilha de Creta. Ao crescer, Zeus teve a ajuda dos ciclopes, das oceânides, da Titã Métis, de Prometeus, filho de Jápeto e da Estige. Com esta ajuda, ele fez com que Cronos vomitasse os filhos que já havia engolido e o baniu para o Tátaro, junto com seus titãs aliados.

Essa batalha, conhecida como Titanomaquia, durou dez anos.
Cronos e Filira
Além dos filhos com Réia, ainda é atribuída a Cronos, a paternidade do centauro Quíron com a oceânide Filira. Contam as lendas que, fugindo de Réia, Cronos, transformou-se em um cavalo, e uniu-se a Filira, explicando portanto a forma hibrida do filho. Ao ver a forma do seu filho ao nascer, Filira entrou em depressão e abandonou o jovem Quíron. O jovem centauro fora criado por Apolo.
Também existem versões mais raras e menos levadas a sério, em que Cronos seria pai de Hefesto, e também de Afrodite.
Valeu
ResponderExcluirAgradecido:)
Alguem pode me dizer: Quantas vezes Gaia pregou profecias como a que pregou para Zeus e Cronos?
ResponderExcluir